Alimentação após o primeiro ano: a importância de uma nutrição balanceada na primeira infância

Alimentação após o primeiro ano: a importância de uma nutrição balanceada na primeira infância

por Equipe Danone Nutricia

Alimentação após o primeiro ano: a importância de uma nutrição balanceada na primeira infância

A primeira infância é um período de crescimento acelerado. É nessa fase que marcos muito importantes acontecem – e esses eventos acabam tendo impactos para a vida toda, influindo no amadurecimento físico e intelectual.  

De 1 a 3 anos, por exemplo, ocorrem o desenvolvimento da barreira intestinal (responsável pela imunidade) e dos sistemas cognitivo e neuromotor, além do desenvolvimento dos órgãos. Justamente por isso, a alimentação para crianças deve ser muito criteriosa. 

Nutrientes que não podem faltar na alimentação para as crianças 

Após 1 ano, as crianças já podem inclusive consumir a mesma alimentação da família – desde que o cardápio seja saudável, obviamente. 

Por estarem em plena fase de crescimento e desenvolvimento, as crianças precisam de mais vitaminas e minerais do que um adulto. Entre os nutrientes que precisam de maior atenção, destaque para as vitaminas A, D e C, além de ferro, cálcio, fibras e ácidos graxos essenciais (como ômega-3 e ômega-6).¹ 

Após o primeiro ano, é recomendável que as crianças consumam de duas a três porções de lácteos por dia. Esses alimentos são importantes na dieta por representarem até 30% das necessidades totais de calorias do dia, além de serem fontes importantes de cálcio, vitamina D e proteínas – todos itens essenciais para o crescimento.2 

Para essa fase, a Danone Nutricia desenvolveu Aptanutri 3, uma fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos que possui formulação exclusiva, elaborada especialmente para crianças brasileiras. Veja aqui mais informações sobre a linha.  

Viu só como é importante que a alimentação para as crianças de primeira infância contemple os nutrientes necessários para o desenvolvimento da criança? Para mais dicas e informações sobre o assunto, acompanhe Aptanutri nas redes sociais (@aptanutribrasil)  

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.  

OS PRODUTOS MENCIONADOS NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Consulte sempre seu médico e/ou Nutricionista.

Referências

1. Nogueira-de-Almeida CA. Consensus of the Brazilian Association of Nutrology on Milky Feeding of Children Aged 1–5 Years Old. International Journal of Nutrology Vol. 13 No. 1/2020 
2. SBP, Manual de Alimentação da Infância à Adolescência. 4ed. 2018 

Nós usamos cookies para operacionalizar o site e melhorar cada vez mais sua experiência de navegação. Para mais informações acesse a Política de cookies | Política de privacidade.

Prosseguir