Aptanutri responde: principais dúvidas sobre a importância das vitaminas na alimentação infantil

por Equipe Danone Nutricia

A alimentação infantil é uma pauta sempre constante no universo da maternidade. Sabemos que não é fácil fazer com que as crianças consumam certos alimentos e pode ser complicado criar hábitos alimentares saudáveis durante toda a primeira infância. Por isso, Aptanutri reforça a importância das vitaminas e minerais para o desenvolvimento infantil. Confira!

As crianças necessitam de quantidades maiores de nutrientes do que os adultos, justamente por estarem em plena fase de crescimento e desenvolvimento. Aquelas que não consomem a quantidade adequada de vitaminas e minerais podem apresentar atraso no crescimento e desenvolvimento cognitivo, carências nutricionais específicas e desenvolver doenças. 2,3

Em suma, uma alimentação com qualidade nutricional permite que as crianças desenvolvam melhor o seu potencial e as funções cerebrais. Uma alimentação equilibrada na primeira infância permite que os pequenos tenham a energia necessária para absorver e assimilar tantos aprendizados, do nascimento até a fase adulta.

 

Aptanutri responde: 5 nutrientes essenciais para a alimentação infantil

Nesta fase, ferro, cálcio, vitamina A, vitamina B, vitamina C, vitamina D, Zinco e ácidos graxos essenciais são nutrientes fundamentais para o desenvolvimento infantil. Estes são também os nutrientes que mais faltam na alimentação das crianças brasileiras e, por isso, precisam de maior atenção.1

 

Ferro

O ferro é um dos minerais mais importantes do corpo humano: está simplesmente em todas as células vermelhas do sangue e é fundamental para a função das hemoglobinas, que são responsáveis pelo transporte de oxigênio para todos os órgãos do corpo.

 

Cálcio

O cálcio é um nutriente muito importante para o funcionamento do corpo e é o mineral em maior quantidade no organismo. Tem papel fundamental na manutenção da saúde muscular e óssea, sendo que o principal é a formação dos ossos e dentes. 

É encontrado em leite e derivados, soja, tofu, sementes de gergelim e linhaça, sardinha e folhas verdes escuras, como couve, espinafre e agrião. E também em brócolis, quiabo e grão-de-bico.

 

Vitamina A 

Essa vitamina é primordial no funcionamento da visão, além de ser importante para o desenvolvimento saudável da pele e dos ossos. É encontrada em alimentos como cenoura, espinafre, abóbora, produtos lácteos e ovos. 

 

Vitaminas do complexo B

Trata-se de uma família de vitaminas: B1, B2, B3, B5, B6 e B12. Esses seis nutrientes desempenham função crucial na formação dos glóbulos vermelhos – como são chamadas as células do sangue –, no bom funcionamento do sistema neurológico, na regulação e produção da energia do corpo, no fortalecimento do sistema imunológico, além da saúde da pele, dos cabelos e do intestino. 

Os alimentos ricos em vitaminas do complexo B são peixes, fígado, abacate, castanhas e vegetais de folhagem verde-escura.

 

Vitamina C

A vitamina C desempenha papel fundamental no sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização.

O composto é rico em frutas cítricas como limão, laranja, tangerina, melão, melancia, morango e kiwi – e também em vegetais de folhagem verde escura.

 

Vitamina D

É essencial no crescimento e desenvolvimento dos ossos e dentes das crianças. Também é essencial para a saúde cardiovascular e os músculos.

O nutriente pode ser encontrado em carnes, peixes como sardinha e salmão e frutos do mar como mariscos. Também é vista em leite, ovos, fígado e queijos, além de cogumelos.

 

Zinco

O zinco é um mineral encontrado em todos os tecidos do corpo. Ele auxilia na criação de novas células e enzimas necessárias para apoiar o sistema imunológico das crianças, além de também ter ação cicatrizante.

 

Alimentação Infantil

Mesmo com uma alimentação adequada vários desses nutrientes podem não aparecer na quantidade ideal de consumo, podendo interferir no desenvolvimento infantil e todo o funcionamento do organismo, principalmente na fase em que as crianças mais precisam. 

 

Aptanutri 3 é uma fórmula infantil para crianças de 1 a 3 anos desenvolvida pensando justamente nas necessidades nutricionais das crianças brasileiras. Após estudos sobre os principais nutrientes necessários para o desenvolvimento infantil no Brasil, a Danone Nutricia elaborou sua formulação com a quantidade ideal para que os pequenos possam crescer fortes e saudáveis.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.  

APTANUTRI 3 NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Consulte sempre seu médico e/ou Nutricionista. 

Referências

  1. Manual de orientação Departamento de Nutrologia, SBP. Alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-filho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 3 edição, RJ.
  2. Mahan, L. Kathleen. Krause, Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. 9 edição São Paulo 1998.
  3. Waitzberg, Dan Linetzky. Nutrição oral, enteral e parenteral na prática clínica.3 edição, São Paulo, Editora Atheneu, 2000.
  4. Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação – NEPA - Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP - “Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO)”.
  5. Prefeitura Municipal de Curitiba - “Cartilha de orientação aos pais - Alimentação infantil”.
  6. Food and Nutrition Board, Institute of Medicine, National Academies - “Dietary Reference Intakes (DRIs): Recommended Dietary Allowances and Adequate Intakes, Vitamins”.