• Início
  • Blog
  • Alimentação na primeira infância. Um cuidado que vale para a vida toda.
INFÂNCIA

Alimentação na primeira infância. Um cuidado que vale para a vida toda.

Equipe Danone Nutricia

Alimentação na primeira infância.  Um cuidado que vale para a vida toda.

Todos sabemos que a boa alimentação é determinante para o desenvolvimento saudável de uma criança; ela pode ter influência em seu futuro intelectual e físico. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a recomendação é que o aleitamento materno seja mantido de forma exclusiva nos primeiros seis meses de idade e de forma complementar até os dois anos ou mais.

 

Alguns motivos, no entanto, podem levar a mãe a não seguir com o aleitamento após o primeiro ano. Nestes casos, a fórmula infantil é uma opção que pode oferecer os nutrientes fundamentais para a criança alcançar o crescimento e desenvolvimento esperados.
 

Após os 6 primeiros meses, os bebês começam a receber alimentos que complementam suas necessidades nutricionais e, após 1 ano, já podem, inclusive, consumir a mesma alimentação da família, desde que seja saudável, é claro.
 

A PRIMEIRA INFÂNCIA é uma fase de crescimento acelerado e o que acontecer nela vai valer para a vida toda. É nessa fase, conhecida como uma janela de oportunidades, que marcos muito importantes acontecem:

 

Até os 3 anos:
Desenvolvimento da barreira intestinal, responsável pela imunidade.
Desenvolvimento cognitivo e neuromotor.
Desenvolvimento dos órgãos.
 

As crianças nesta fase, por estarem em pleno crescimento e desenvolvimento, necessitam de quantidades maiores de vitaminas e minerais que um adulto. Vitamina A, vitamina D, vitamina C, ferro, cálcio, fibras e ácidos graxos essenciais são alguns dos nutrientes que, segundo estudos e revisões bibliográficas, mais faltam na alimentação das crianças brasileiras e, por isso, precisam de maior atenção.
 

Após o primeiro ano, a recomendação é que as crianças consumam de 2 a 3 porções de lácteos ao dia. Esses alimentos são parte fundamental da dieta, pois representam cerca de 25% a 30% das necessidades totais de energia do dia. Esses alimentos são fontes importantes de nutrientes, como o cálcio, a vitamina D e as proteínas, todos essenciais para o crescimento.

 

Aptanutri é a exclusiva fórmula infantil da Danone Nutricia, desenvolvida para atender à faixa etária de 1 a 3 anos de crianças brasileiras.

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Gostou desse conteúdo?