imagem-blog.jpg

O que é DHA? Entenda a importância do nutriente para o desenvolvimento infantil

imagem-blog.jpg

Para cada fase do desenvolvimento infantil, um cuidado especial. Da gestação à primeira infância, a preocupação com o consumo ideal de vitaminas e minerais é constante. Existem nutrientes essenciais para acompanhar o ritmo acelerado das crianças, principalmente a partir de 1 ano. Por isso, vamos te explicar o que é DHA e a importância dele durante a primeira infância, período determinante para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, motoras e socioemocionais.

Afinal, o que é DHA?

O DHA (ácido docosahexaenoico) é um ácido graxo do tipo ômega 3 que contribui na formação, no crescimento e no funcionamento do cérebro. É de suma importância para o desenvolvimento cognitivo, porque além de compor a estrutura cerebral, auxilia na “corrente” dos impulsos elétricos dos neurônios (sinapses).

Também está presente na retina e no córtex visual e, consequentemente, é necessário ao longo da vida para a manutenção da visão e desenvolvimento neurocomportamental.

Por isso, a nutrição na infância precisa ser adequada, para que não haja a deficiência de DHA e nem o prejuízo no desenvolvimento da criança para a fase adulta. 

DHA na primeira infância

Este é o período em que o cérebro mais precisa de estímulos, uma vez que 90% das conexões cerebrais são estabelecidas até os 6 anos. Por isso é tão essencial a ingestão de DHA na primeira infância, uma das fases infantis mais evolutivas e com grandes descobertas.

É nessa etapa em que se fortalecem atividades intelectuais como a linguagem e a memorização.

Alimentos ricos em DHA

Por esse motivo, o DHA é de extrema importância na nutrição infantil! O ideal é consumir peixes como salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha, pelo menos duas vezes por semana.

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.  

Consulte sempre seu médico e/ou Nutricionista. 

Referências

A importância do DHA no desenvolvimeto cognitivo: https://www.spsp.org.br/site/asp/recomendacoes/Rec91_Nutricao.pdf