Dicas para estimular o desenvolvimento cognitivo infantil

Você sabia que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo infantil? Veja como estimular brincando habilidades motoras, afetivas e sociais desde o nascimento!

Você sabia que pode ajudar no desenvolvimento cognitivo do seu filho? O desenvolvimento infantil depende da estimulação motoraafetiva e social desde o nascimento – por isso, a importância da participação dos familiares nesse convívio. Sendo assim, selecionamos dicas para estimular esse processo em casa com brincadeiras específicas e divertidas. Confira!

A possibilidade de modificação na função cerebral vai depender das experiências vividas na primeira infância.  Por isso é fundamental estimular o desenvolvimento cognitivo da criança em todos os seus aspectos, como: habilidades de memória, linguagem e atenção. Quando há poucos estímulos em qualquer uma dessas áreas, pode haver atrasos que afetam a aprendizagem escolar significativamente.

DICAS PRÁTICAS PARA ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

BRINCADEIRAS QUE ENVOLVEM RACIOCÍNIO

Incentivar atividades que exercitem o pensamento com caixas de papelão, jogos de tabuleiro, encaixe e construção, quebra-cabeças, fantoches e massinha.

DESENHO E PINTURA

Brincadeiras com canetinhas, tintas e desenho estimulam o desenvolvimento da autoexpressão, a percepção sensorial e ajudam na preparação para a escrita. Também despertam a criatividade, curiosidade sobre as cores e ensinam sobre organização – o clássico: sujar para depois limpar!

ATIVIDADES AO AR LIVRE

As crianças amam correr e pular! Que tal unir o útil ao agradável para o desenvolvimento cognitivo? Crie desafios formando circuitos para elas percorrerem, isso vai aumentar a autoconfiança, as habilidades motoras e ajuda a desenvolver a capacidade de assumir riscos.

Pular corda é outra atividade lúdica e super popular que contribui para o bem-estar físico e mental das crianças,  já que estimula a coordenação motora e a consciência corporal.

HORA DO SHOW!

Você sabia que o canto e a música podem ajudar no desenvolvimento da linguagem e consolidar a base do processo de alfabetização? Além disso, as crianças desenvolvem mais ritmo, ao mesmo tempo em que aperfeiçoam suas competências auditivas.

Já a dança melhora a flexibilidade, força e coordenação. Vamos incentivar um espetáculo completo em casa?

BRINCADEIRA DE FAZ DE CONTA

imaginação é uma habilidade fundamental para a aprendizagem! Deixar a criança livre para brincar com diferentes objetos, fantasias e de faz de conta desperta a criatividade, o senso de identidade e aumenta a autoestima, além de ajudar a compreender o mundo ao seu redor.  

Viu só como dá para incentivar o desenvolvimento cognitivo infantil com brincadeiras divertidas? Para mais dicas e informações, acompanhe Aptanutri nas redes sociais (@aptanutribrasil)! 

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.  

Consulte sempre seu médico e/ou Nutricionista.

Leia também

x