O impacto da alimentação no desenvolvimento da primeira infância

A primeira infância é uma fase fundamental no desenvolvimento infantil. Entenda aqui a importância da alimentação durante esse período.

Você já ouviu falar da primeira infância? É o período que contempla a idade de 1 a 3 anos. Durante essa fase, as crianças crescem e se desenvolvem muito rápido, passando pela janela de oportunidades, que é fundamental para todo o desenvolvimento delas. Neste texto, vamos falar sobre como a alimentação pode impactar no desenvolvimento infantil nessa fase e pelo resto da vida.

A primeira infância é um período em que as crianças crescem e se desenvolvem em um ritmo muito acelerado. É uma fase de rápida absorção, e por isso é fundamental trabalhar os estímulos saudáveis e oferecer uma alimentação rica e balanceada.

É durante esta fase que acontece a chamada  “janela de oportunidade”, que é o período onde a aprendizagem de habilidades e o desenvolvimento de aptidões e competências acontecem com maior facilidade.

Na primeira infância, o desenvolvimento de estruturas e circuitos cerebrais está em formação, assim como a aquisição de capacidades fundamentais que permitirão o aprimoramento de habilidades futuras mais complexas. E isso impacta não apenas no desenvolvimento cognitivo, mas também social. O desenvolvimento saudável durante essa fase permite com que a criança se adapte melhor ao longo da vida. Mas para que isso aconteça é preciso ter atenção aos detalhes e oferecer práticas saudáveis.

A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO

Ter uma alimentação equilibrada, saudável, com variedade de cores para contemplar todas as vitaminas e minerais necessários favorece o crescimento físico e intelectual das crianças, além de proteger contra infecções.

A alimentação a partir de 1 ano aparece com um papel fundamental, já que se trata de um período determinante para criar hábitos sadios e evitar a seletividade alimentar. A criança que é introduzida a alimentos saudáveis pode se tornar um adolescente ou adulto saudável.

Usar todos os grupos alimentares – como grãos, frutas, vegetais, carnes e laticínios – resulta em uma dieta balanceada com tudo o que a criança precisa para crescer. A absorção de nutrientes e vitaminas influencia no rendimento pedagógico e até mesmo nas funções sociais de uma criança. As crianças nessa fase se acostumam mais facilmente a hábitos alimentares, então aproveite para explicar a importância dos alimentos e ser um exemplo. As crianças reagem a tudo o que elas podem ver e acompanhar durante seu desenvolvimento.

Crianças naturalmente necessitam de mais nutrientes que os adultos devido ao ritmo acelerado do desenvolvimento na primeira infância e, por isso, a alimentação adequada é tão importante nessa fase.

Aptanutri 3 é uma fórmula infantil desenvolvida para crianças brasileiras de 1 a 3 anos e contém uma quantidade equilibrada de nutrientes como DHA, ARA e prebióticos exclusivos Danone Nutricia*. Lembre-se de consultar seu médico e/ou nutricionista para orientações. Você encontra este produto na loja oficial Mundo Danone.

Para mais dicas e informações sobre a primeira infância, acompanhe Aptanutri nas redes sociais (@aptanutribrasil)!

*scGOS/lcFOS (9:1)

O MINISTÉRIO DA SAÚDE INFORMA: O ALEITAMENTO MATERNO EVITA INFECÇÕES E ALERGIAS E É RECOMENDADO ATÉ OS 2 (DOIS) ANOS DE IDADE OU MAIS.  

APTANUTRI 3 NÃO CONTÉM GLÚTEN. 

Leia também

x